sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DONA BARATINHA

HISTÓRIA RECONTADA POR JOÃO DE BARRO (BRAGUINHA) - CLÁSSICOS INFANTIS. ILUSTRADA POR AVELINO GUEDES NOVA VERSÃO PELA BIBLIOTECA FLORA THOME, SUBSTITUINDO 2 URUBUS POR 2 PAPAGAIOS E CRIANDO UM CACHORRO. PERSONAGENS: DONA BARATINHA, JOÃO RATÃO, BOIZINHO, BURRINHO, CABRITINHO, MACACO , PAPAGAIOS , CACHORRO, AJUDANTES DO MACACO.
EQUIPE RESPONSÁVEL - BIBLIOTECA FLORA THOME .
 A HISTÓRIA DE DONA BARATINHA.
 ERA UMA VEZ UMA BARATINHA, VARRENDO A CASA, ACHOU UM VINTÉM COMPROU UMA FITA, AMARROU O CABELO E FOI A JANELA CANTAR: BARATINHA: " QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?"
 NAQUELE MOMENTO, COM PASSO LENTO PASSOU O BOI.
- BOIZINHO QUE VAI PASSANDO, QUER COMIGO SE CASAR?
- BOIZINHO: OH! TÃO LINDA SENHORITA QUEM REJEITA DESPOSAR?
- SOU, PORÉM MUITO SENSÍVEL E MEDO TUDO ME DÁ, DIGA PRIMEIRO BOIZINHO, COMO É QUE VOCÊ FAZ?
- BOIZINHO: MUUUUUUUUUUUUU .
BARATINHA: DEUS ME LIVRE DE TAL NOIVO, MUGINDO DESSA MANEIRA! TEREI SUSTO TODO O DIA, TEREI MEDO A NOITE INTEIRA!
E ASSIM SE FOI DESILUDIDO O POBRE BOI.
LOGO ATRÁS FILOSOFANDO, VINHA UM BURRINHO PASSANDO.
- BURRINHO QUE VAI PASSANDO, QUER COMIGO SE CASAR?
- BURRINHO: OH! TÃO LINDA SENHORITA QUEM REJEITA DESPOSAR?
- SOU PORÉM MUITO SENSÍVEL E MEDO TUDO ME TRAZ, DIGA PRIMEIRO BURRINHO, COMO É QUE VOCÊ FAZ?
 -BURRINHO: IOIOIOIOIOIOOOO .DEUS ME LIVRE DE TAL NOIVO, ZURRANDO DESSA MANEIRA! TEREI SUSTO TODO DIA, TEREI MEDO A NOITE INTEIRA!
 TRISTE, DE ORELHA TOMBADA, LÁ SE FOI NOSSO BURRINHO E AFASTANDO-SE PELA ESTRADA.
 MAS LOGO DEPOIS, SALTANDO, VEIO UM CABRITO PASSANDO.
- CABRITINHO QUE VAI PASSANDO, QUER COMIGO SE CASAR?
-CABRITINHO: OH! TÃO LINDA SENHORITA QUEM REJEITA DESPOSAR? -
 SOU PORÉM MUITO SENSÍVEL E MEDO TUDO ME TRAZ, DIGA PRIMEIRO QUERIDO COMO É QUE VOCÊ FAZ?
CABRITO: MÉEEEEEEEEEEEE .- DEUS ME LIVRE DE TAL NOIVO, BERRANDO DESSA MANEIRA! TEREI SUSTO TODO O DIA, TEREI MEDO A NOITE INTEIRA! 
TRISTONHO PELO CAMINHO, LÁ SE FOI O CABRITINHO... NESSE MOMENTO SURGE UM CAOZINHO PELO CAMINHO. 
- CAOZINHO QUE VAI PASSANDO, QUER COMIGO SE CASAR? -
- OH! TÃO LINDA SENHORITA QUEM REJEITA DESPOSAR? 
-SOU PORÉM MUITO SENSIVEL! E MEDO TUDO ME TRAZ, DIGA PRIMEIRO CAOZINHO, COMO É QUE VOCÊ FAZ? -
 CAOZINHO: AU AU AU AU BARATINHA: DEUS ME LIVRE DE TAL NOIVO, LATINDO DESSA MANEIRA! TEREI SUSTO TODO O DIA, TEREI MEDO A NOITE INTEIRA!
 LÁ SE VAI O CAOZINHO MUITO TRISTE PELO CAMINHO. JÁ QUASE DESANIMANDO, DONA BARATINHA VIU PASSAR, TODO PIMPÃO, O DOUTOR JOÃO RATÃO. -
-RATINHO QUE VAI PASSANDO, QUER COMIGO SE CASAR?-
 RATINHO: OH! TÃO LINDA SENHORITA QUEM REJEITA DESPOSAR
-SOU PORÉM MUITO SENSÍVEL E MEDO TUDO ME TRAZ. DIGA PRIMEIRO RATINHO, COMO É QUE VOCE FAZ?-
- RATINHO; CHIC CHIC CHIC .-
- ISSO SIM QUE É VOZ BONITA! NÃO PODE ASSUSTAR NINGUÉM. ATÉ QUE AFINAL, ACHEI O NOIVO QUE ME CONVÉM! 
 E, POUCO TEMPO DEPOIS, COM GRANDE SATISFAÇÃO, RECEBIA A BICHARADA ESTA PARTICIPAÇÃO:
- CAOZINHO: NA MATRIZ DO RANCHO VELHO, DIA 7 CASARÃO A SENHORA BARATINHA E O DOUTOR JOÃO RATÃO. A SUA AMÁVEL PRESENÇA SERÁ MUITO APRECIADA, PODE TRAZER OS AMIGOS E TAMBÉM A CRIANÇADA. PORQUE DEPOIS DO CASÓRIO, VAI HAVER FESTA ANIMADA, SENDO SERVIDA UMA FARTA FEIJOADA. 
 EU VOU CONTAR PRA VOCÊS O QUE FOI QUE SUCEDEU, NA MANHÃ DO CASÓRIO, MESTRE MACACO, QUE É O REI DA COZINHA, BOTOU MÃOS A OBRA. COMPROU FEIJÃO, CARNE SECA, LINGUIÇA E TOUCINHO. ENQUANTO FAZIA A FEIJOADA, DIZIA PARA OS AJUDANTES:
 MACACO: ESTÁ NA HORA DE APRONTAR A FEIJOADA DO BANQUETE DO DOUTOR JOÃO RATÃO! 
O NOIVO NAQUELE INSTANTE, NO SEU BELO APARTAMENTO, DORMIA E SONHAVA AINDA COM A HORA DO CASAMENTO, MAS AO OUVIR O MACACO ANUNCIAR O PREPARO DA FEIJOADA, TOMOU CONTA O DESEJO DE DEGUSTAR ESSE SABOROSO ALIMENTO! DIVIDIU SEU PENSAMENTO UM FICOU COM O TOUCINHO, E O OUTRO COM O CASAMENTO. A IDÉIA DO TOUCINHO CRESCEU TANTO, INVADINDO SUA MENTE E A IDÉiA DO CASAMENTO FUGIU DE SEU PENSAMENTO! ENQUANTO ISSO A BARATINHA, TODA FELIZ SE APRONTAVA SEM SABER QUE ESTAVA SENDO ESQUECIDA. LOGO CHEGOU A HORA MARCADA, LÁ SE FOI A BARATINHA, ESTAVA MESMO UMA LINDEZA! ATRÁS, EM GRANDE FILA, VINHAM TODOS OS CONVIDADOS. AO CHEGAR, A BARATINHA NOTOU, CHEIA DE AFLIÇÃO, QUE O NOIVO NÃO HAVIA CHEGADO. O TEMPO FOI PASSANDO E NADA DO JOÃO RATÃO, COMEÇOU O FALATÓRIO E A CONFUSÃO. MANDARAM 2 PAPAGAIOS PRA SABER O QUE HAVIA ACONTECIDO, VOLTANDO COM A NOTÍCIA HORRENDA: PAPAGAIOS: JOÃO RATÃO CAIU NA PANELA DE FEIJÃO! SUBIU NUMA CADEIRA, QUIS SALTAR SOBRE O FOGÃO, MAS ERROU O PULO E - BUMBA! DENTRO DO FEIJÃO! NARRADOR: MESTRE MACACO CHEGAVA MUITO AFLITO, VENDO AQUILO, LARGOU OS PRATOS NO CHÃO E CORREU PARA ACUDI-LO. COM DOIS GARFOS SUSPENDEU PELO RABO JOÃO RATÃO, QUE SAIU TODO PELADO, SUJO, PINGANDO FEIJÃO! VEJAM SÓ MEUS AMIGUINHOS, QUANTO MAL A GULA FAZ! A GULA MODIFICOU TODA A VIDA DO RATÃO QUE ERA BELO E HOJE É UM RATO NOJENTO, NÃO PERDEU POR SORTE A VIDA, MAS PERDEU O CASAMENTO! E QUEM HOJE EM DIA PASSA POR AQUELA CASA ANTIGA. AINDA AVISTA A BARATINHA REPETINDO ESSA CANTIGA: BARATINHA;" QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?"