sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FRASES

DATA: 24/10/13

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL ETALÍVIO PEREIRA MARTINS

HORÁRIO: MATUTINO E VESPERTINO
                   07 ÁS 11   E 13 ÁS 17 HORAS

ELEITORES: ALUNOS ACIMA DE 10 ANOS
                      FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS
                      PROFESSORES
                      PAIS.



http://www.calameo.com/read/0025392732c731fec8b98


FRASE DO MÊS DE OUTUBRO 2013




" A VIDA É A ARTE DO ENCONTRO, EMBORA HAJA TANTO DESENCONTRO PELA VIDA."
(VINÍCIUS DE MORAES, POETA E COMPOSITOR)

CURSO AVA - 2º ANO

Desenvolvendo proposta de oficina para o curso AVA, no dia 23 de setembro, a professora readaptada Sandra Marques, visitou a sala do 2º ano “A”






Com o objetivo de apresentar livros paradidáticos com temas variados, no intuito de enriquecer o vocabulário dos mesmos, para que  noutro momento estes produzirem suas histórias no site Histórias Fantástica.





Os temas escolhidos eram os propostos na produção interativa. O aluno poderia escolher entre Fazenda, Circo, Escola, Praia.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ENSAIO PARA A DRAMATIZAÇÃO DE DONA BARATINHA!







A EQUIPE DA BIBLIOTECA ESTÁ ENSAIANDO A HISTÓRIA INFANTIL "A DONA BARATINHA". PARA ISSO FORAM CONVIDADOS ALUNOS DOS  2º, 4º E 5º ANOS
PARA DRAMATIZAREM A REFERIDA HISTÓRIA.
DEDICAMOS AO ENSAIO DOS ALUNOS, MOTIVANDO-OS A PARTICIPAR E POSSIVELMENTE SERÁ UM TRABALHO APRESENTADO PARA TODA A ESCOLA, EM DATA A SER AGENDADA.


COMUNICAMOS QUE OS REFERIDOS ALUNOS ESTÃO EMPENHADOS E ALEGRES EM PODER PARTICIPAR DESSE EVENTO, ONDE SOMOS OS RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO, ENSAIO E APRESENTAÇÃO.
DEIXEMOS A FOTO DAS MÁSCARAS PARA MOSTRAR UM POUQUINHO DE NOSSA DEDICAÇÃO AOS PEQUENOS ALUNOS: CONFECCIONAMOS MÁSCARAS E TEREMOS MAIS ACESSÓRIOS PARA ANIMAR A FESTA DO CASAMENTO DA BARATINHA! POSTERIORMENTE POSTAREMOS AS FOTOS DA APRESENTAÇÃO.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"ENQUANTO MAMÂE NÃO VEM"...

VIAJANDO PELO MUNDO DA HISTÓRIA 












A Equipe da Biblioteca Flora Thomé, realizou um trabalho de contação de histórias utilizando o livro "Enquanto mamãe não vem" – de Ariadne Cantu” Editora Alvorada.
A história relata a vida de duas meninas que se tornaram amigas-irmãs. Uma sendo criada pela avó e a outra no abrigo para crianças. Elas se conhecem na escola, se aproximam  e tornam-se irmãs.
Essa atividade poderá ser prolongada pelo professor regente durante as aulas, uma vez que existe material específico para trabalho em sala de aula.

A partir da história o professor pode trabalhar  a leitura, interpretação de texto, reconto, além dos temas transversais tais como cidadania e direitos humanos.
Atividades  foram sugerida para o trabalho em outras salas pelo professor regente.



RECREIO CULTURAL



Leitura na biblioteca - Recreio Cultural

Dentre as Ações desenvolvidas pela equipe bibliotecária desta unidade escolar 




 Leitura na biblioteca - Recreio Cultural, onde alunos e demais membros da comunidade escolar fazem  a leitura de livros, jornais e revistas. 




ESPETÁCULO MUSICAL CRIANCEIRAS


 ETALÍVIO PRESENTE EM ESPETÁCULO!



No dia 5/09/2013, a Escola Municipal Etalivio Pereira Martins marcou presença no espetáculo musical “Crianceiras", inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. Os professores de Língua Portuguesa trabalharam em sala de aula a obra do referido autor. Foi mais uma atividade docente realizada em parceria com a biblioteca escolar.


LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO

Ação Biblioteca – Levantamento do Inventário de Bens da Biblioteca


Biblioteca flora Thomé informa à comunidade escolar que esteve presente numa reunião no dia 23/08/13, no auditório Lúdio Martins coelho/SEMED, juntamente com os diretores da rede e equipe de divisão do patrimônio/ SEMED /PMCG, onde foi solicitado o levantamento do inventário de bens da biblioteca e outras dependências da escola. Diante dessa solicitação foi priorizado o atendimento escolar, apenas a assuntos urgentes, os demais serão atendidos após a conclusão do mesmo, haja vista que o mesmo tem prazo estipulado para ser entregue





quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA

Projeto da Biblioteca Flora Thome

APRESENTAÇÃO DO BLOG

 

SEJAM BEM VINDOS(AS)


Este é mais um canal de divulgação dos projetos realizados pela Equipe Bibliotecária da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins. Tendo como principal objetivo a divulgação das atividades realizadas em parceria com professores, alunos demais membros da comunidade escolar. Proporcionando aos nossos visitantes e apreciadores  dicas de leitura, lazer e cultura.

Atenciosamente 

Equipe bibliotecária:
Ana Maria de Souza
Waldemir Mendes da Silva Carvalho

Mônica Cardoso de Sá
Sandra Maria Marques de Lima








HORA DO CONTO







No dia 20/08/2013, reiniciamos as atividades de contação de histórias.
 Realizamos a dramatização de uma história da literatura infantil, intitulada: O LADRÃO E SUA MÃE com a  participação especial da Assistente de biblioteca Ana Maria de Souza e os Professores Waldemir Mendes e Sandra Marques.


As dramatizações aconteceram durante o período matutino nas turmas do 1º A  -  2ºA  e 4º ano A


UM POUCO SOBRE NOSSA PATRONA "FLORA THOMÉ"

A Escola Etalívio Pereira Martins homenageou Flora Egidio Thomé como Patrona da biblioteca escolar por ser uma pessoa que dedicou sua vida pela educação e também por ser uma escritora sul-mato-grossense. Foi homenageada  na gestão do prefeito Sr. Lúdio Martins Coelho e do Secretário de Educação, Heitor Romero.
 Nasceu em Três Lagoas no dia 14 de novembro de 1930.
Seu pai Egidio Thomé e sua mãe, Raciba, libaneses imigrantes, que se conheceram em São Paulo e vieram enfrentar a vida em Três Lagoas no começo dos anos vinte. Casaram-se e tiveram sete filhos. Aos 9 anos de idade Flora Thomé perdeu seu pai.
 O dia em que Flora nasceu foi o dia mais feliz da vida de seu pai, pois viera depois dos cinco filhos homens  Dos sete irmãos, só restam hoje quatro - que são: Michel, o mais velho, que foi prefeito em Três Lagoas (já falecido). - Monir, médico (já falecido). - Nufo, dentista (já falecido). - Magid - Samia - Samir - Flora Thomé
 A infância de Flora foi como de toda menina pobre que faz da rua e do quintal, seu espaço de liberdade, de correria. Com sua irmã brincava de casinha, de professor e aluno, com• brinquedos artesanais que elas mesmas improvisavam.
 Aprendeu a ler e a escrever na escola 2 de Julho, estabelecimento tradicional que durante cinquenta anos formou diversas gerações de Três Lagoas.
 Nesta escola, Flora Thomé viveu os momentos mais-ricos de sua infância e encaminhou-se para a vida profissional.  
Sua primeira professora foi Dona Lídia Venditti por quem foi alfabetizada. Terminado o primário, durante certo tempo não teve condições financeiras de estudar fora. Quando em 1945, foi criado o primeiro ginasio da cidade, pelos professores João Magiano Pinto e Eufrosina Ferreira Pinto com o apoio político do então interventor Júlio Müller, em que fez seu exame de admissão ao ginásio 2 de julho.
  Flora Thomé começou sua carreira no magistério em 1949, como professora primária na escola 2 de Julho.  Naquela época a escola pagava relativamente: 700 mil reis, um salário mensal com o qual contribuía nas despesas da casa e ajudava a manter seus dois irmãos que estudavam fora.
 Em 1952 criou-se a Escola Normal Dom Aquino Corrêa, graças ao empenho dos deputados estaduais Júlio de Castro Pinto e Rosário. Dessa forma ingressou no curso Normal e tornou-se professora em 1953, visto que naquele tempo o Normal tinha apenas dois anos.
  Em 1961, fez o curso da Cades em Campo Grande, credenciado pelo Ministério da Educação, com o fim de fornecer registro aos professores leigos.
. Em 1969, cria-se a Faculdade Estadual de Mato grosso ; com seus vários centros pedagógicos de Três Lagoas, no qual ingressou para melhorar o nível de sua formação profissional, como professora de Língua Portuguesa no ginásio estadual 2 de julho e no Colégio de 1º e 2º Graus Fernando Correa.
  Deu aula em todos os níveis, do primário ao universitário, teve contato com todo tipo de aluno. Aposentou-se numa das cadeiras do magistério estadual, por Mato Grosso e durante dois anos recebeu por Cuiabá. Ganhava salário mínimo, mal dava para sobreviver.  Flora Thomé, leciona até hoje as disciplinas de Língua Portuguesa e de Comunicação e Expressão no Centro Universitário de Três Lagoas, onde estimula atividades culturais, despertando nos alunos o gosto pela arte
Escritora sul-matogrossense foi incentivada a publicar seus poemas, pelo amigo Rosário Congro. Escreveu "Cirrus", já em segunda edição, coletânea de poemas tecidos na linha modernista, prefaciado por Rosário Congro que acentua:"Quantas coisas ela quis dizer com trem que não traz alguém", “os caminhos se desfazem", "Ânsias em erupção”, -"A fadiga do não realizado". páginas muito brancas e muito altas", Cirrus de fato. Ao ser editado, foi alvo de muitos elogios da coluna literária do "Diário de são Paulo" da palavra de Cassiano Ricardo, de José Condé e Valdemar Cavalcanti.